Como Mitigar os Impactos da Incapacidade Laboral.
Luiz De Barros • Feb 12, 2024

Como Mitigar os Impactos da Incapacidade Laboral.

Empresários correm o risco de se tornarem incapazes de trabalhar devido a doenças ou acidentes. Esses impactos podem ser minimizados por meio de um seguro e de um testamento vital.


Você pode compensar a perda de renda devido à incapacidade laboral com um seguro. Um testamento vital é utilizado para reduzir os impactos jurídicos.


Compensando a Perda de Renda. 


Quando você fica doente ou inválido, pode se tornar incapaz de trabalhar, seja parcial ou totalmente, temporariamente ou permanentemente.


Um seguro garante que você tenha renda mesmo quando estiver incapacitado para o trabalho. Esse seguro geralmente tem um período de carência, por exemplo, de um mês. Após esse período, o seguro começa a efetuar os pagamentos. Se você, por exemplo, ficar gripado por uma semana, não receberá uma compensação.


Existem várias formas de se segurar. Você pode contratar um seguro de incapacidade laboral (AOV) com uma seguradora privada, uma organização de interesses ou profissional. Além disso, você pode contratar um seguro com a organização de pagamento de benefícios UWV. Também é possível optar por um fundo comunitário (broodfonds) ou um seguro coletivo (crowdsurance).


Opções de Seguros. 


Leia mais sobre as diferentes opções de seguros contra incapacidade laboral neste artigo.


Não todos os empresários optam por um seguro contra incapacidade laboral devido aos custos. A média da mensalidade para um AOV fica entre 200 e 300 euros. A altura da mensalidade depende do tipo de trabalho, idade e valor segurado, entre outros fatores. Por exemplo, um trabalhador da construção civil corre mais riscos do que um contador e paga mais pelo seguro.


Limitando os Impactos Jurídicos. 


Ao redigir um testamento vital, você pode limitar os impactos jurídicos da incapacidade laboral. Isso garante que a pessoa que você escolheu (procurador) tome decisões para o seu negócio quando você não puder, por exemplo, devido a danos cerebrais.


No testamento vital, você pode, por exemplo, antecipadamente decidir quem fará pedidos de novos estoques em seu nome, pagará salários aos seus funcionários e realizará a declaração de imposto sobre o valor acrescentado (IVA). Se não o fizer, seus colegas podem precisar recorrer ao tribunal para resolver esses assuntos, o que frequentemente leva meses. Durante esse tempo, sua empresa ficará paralisada, o que pode ter grandes consequências.


Um testamento vital geralmente é composto por duas partes: uma procuração para assuntos financeiros e outra para assuntos médicos e pessoais. Esse testamento é elaborado em conjunto com um notário. Se você tiver uma sociedade limitada (bv), nem sempre pode designar um procurador para sua empresa, a menos que seja proprietário de todas as ações da empresa.


Nada Providenciado. 


Se você não providenciou nada e ficar doente, há o risco de ter que usar seu próprio patrimônio antes de ter direito a uma indenização. Mesmo que seu parceiro tenha uma renda, você muitas vezes não pode pleitear uma indenização.


Se você (assim como seu parceiro) não tiver renda e patrimônio, talvez possa receber uma indenização, como auxílio social, IOAZ ou seguro-desemprego. No entanto, essas indenizações estão sujeitas a condições específicas.


Se você não tiver um testamento vital e não estiver mais em condições de tomar decisões, outra pessoa precisará cuidar dos seus assuntos. Alguém do seu círculo próximo, como seu parceiro ou um colega, pode solicitar essa função ao juiz de tutelas. Esse juiz designará uma pessoa como curador ou tutor.


Ajustando o Registro no KVK.


Ao se tornar incapacitado para o trabalho, pode ser necessário ajustar o registro da sua empresa no Registro Comercial da Câmara de Comércio. Como cada situação é única, é recomendável entrar em contato com o kvk.


Fonte:https://www.kvk.nl/wetten-en-regels/hoe-je-gevolgen-van-arbeidsongeschiktheid-beperkt/

Share by: