Existem aproximadamente 1,5 milhão de pequenas e médias empresas (PMEs) nos Países Baixos.
Luiz De Barros • Apr 15, 2024

Existem aproximadamente 1,5 milhão de pequenas e médias empresas (PMEs) nos Países Baixos.

No início de 2024, os Países Baixos contava com mais de 1,56 milhão de pequenas e médias empresas (PMEs). Isso representa um aumento de quase 69% em comparação com dez anos atrás, quando havia quase 927 mil PMEs. O crescimento mais significativo foi observado no setor de desenvolvimento de software. A expansão do número de PMEs deve-se principalmente ao aumento do número de trabalhadores autônomos, conforme indicado pelos dados recentes do CBS. 


A maioria dessas PMEs consiste em autônomos, totalizando mais de 1,25 milhão, quase o dobro do número registrado em 2014. O número de microempresas (de 2 a 10 funcionários) cresceu mais de 13% no mesmo período, alcançando mais de 258 mil empresas. A menor fração das PMEs, as pequenas e médias empresas (de 10 a 250 funcionários), contava com quase 55 mil empresas no início de 2024, um aumento de mais de 15% em relação a dez anos atrás.

O número de empresas de energia mais do que triplicou.


O número de pequenas e médias empresas (PMEs) no setor de transporte e armazenagem quase dobrou em dez anos, chegando a mais de 66 mil. Isso se deve quase inteiramente ao aumento do número de trabalhadores autônomos e microempresas neste setor. Por exemplo, o número de autônomos nos setores de transporte de táxi e transporte rodoviário de mercadorias (incluindo serviços de entrega) mais do que triplicou. Na construção civil, o número de autônomos mais do que dobrou, chegando a mais de 231 mil na última década. Dentro do setor industrial (excluindo construção) e energia, o número de empresas de energia mais do que triplicou, chegando a quase 3 mil.


Apenas no setor de hospitalidade o número de pequenas e médias empresas aumentou mais do que o de autônomos e microempresas, especialmente entre restaurantes e outros estabelecimentos alimentares. Também no setor de informação e comunicação, o número de pequenas e médias empresas aumentou relativamente, especialmente nos serviços de TI. O crescimento das pequenas e médias empresas no setor de serviços profissionais ocorreu, entre outros, devido ao aumento nas firmas de arquitetura e engenharia e nos serviços de colocação de pessoal.



O número de empresas de segurança privada e instaladores de cabos quintuplicou.


Em um nível mais detalhado de setores, o número de empresas de software cresceu relativamente mais nos últimos dez anos. No início de 2024, havia 305 pequenas e médias empresas (PMEs) nesse campo, mais de seis vezes o número em 2014. O número de serviços de segurança privada (12 mil) mais do que quintuplicou desde 2014. Isso também se aplica ao número de PMEs em call centers, instaladores de tubos e cabos, e a indústria de bebidas (especialmente cervejarias). O número de lojas online triplicou nos últimos dez anos para pouco mais de 101 mil.


Também há setores onde o número de PMEs realmente diminuiu. Em comparação com 2014, a maior queda foi na telecomunicação por fio (-35%), postos de gasolina (-28%) e gráficas (-21%). O número de cafés caiu 20% nesse período para pouco mais de 8 mil.


Fonte:https://www.cbs.nl/nl-nl/nieuws/2024/15/ruim-1-5-miljoen-mkb-bedrijven-in-nederland

Share by: